Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Historico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2016, 15h16 | Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2016, 15h16 | Acessos: 3016

                                        

 

 Histórico do CECMA

 

O CECMA é uma Organização Militar ímpar no contexto do Exército, cuja gênese se confunde com a criação do próprio Comando Militar da Amazônia, em Manaus, na década de 1950.

A evolução deste Centro acompanhou o avanço doutrinário da Força Terrestre no Teatro de Operações da Amazônia. De Pelotão Especial de Transporte, na década de 50, a Centro de Embarcações, no ano de 1996, esta tradicional Unidade Militar vem transportando, ao longo de mais de 60 anos, a esperança para os soldados que defendem as fronteiras do Brasil na Amazônia Ocidental.

Hoje, é uma Organização Militar diretamente subordinada à 12ª Região Militar e cumpre três servidões bem distintas: realizar o transporte logístico fluvial na Amazônia Ocidental; capacitar recursos humanos em navegação fluvial; e realizar a manutenção dos meios fluviais orgânicos.


Projetar o CECMA do futuro é entender, antes de tudo, a real dimensão da navegação fluvial para a Amazônia, para a Instituição Armada e para a defesa do Brasil, como também é uma necessidade, a fim de acompanhar o Processo de Transformação do Exército Brasileiro.

 

 

Fim do conteúdo da página