Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Centro de Embarcações retorna de missão conjunta com a Marinha do Brasil
Início do conteúdo da página
Acessos: 94

Centro de Embarcações retorna de missão conjunta com a Marinha do Brasil

Manaus (AM) – Na tarde do dia 08 de Agosto, atracou no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), o Ferry Boat UIRÁ após 29 dias de operação conjunta com a Marinha do Brasil.

A missão teve como objetivo realizar aquisição de dados batimétricos (multifeixe) na derrota percorrida pelo Ferry Boat UIRÁ, no trec
ho compreendido entre Manaus (AM) e São Gabriel da Cachoeira. Durante a derrota foram realizadas pesquisas de perigo, nos trechos críticos percorridos pela embarcação, o que possibilitará o planejamento de derrotas de navegação mais seguras para o transporte de suprimentos pelo CECMA no Rio Negro em futuras comissões.

A parceria entre o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil possibilitou que fosse realizada uma comissão multifeixe nesse itinerário, com uma distância acima de 2.000 km, no trecho ida e volta, sendo realizado o levantamento com o emprego de equipamentos modernos que geraram relatórios e informações confiáveis para futuros estudos.

O Ecobatímetro Multifeixe permite a aquisição de profundidades, conseguindo identificar perigos à navegação que estejam no leito, como pedras e bancos de areia.

Assim, a interoperabilidade entre as Forças, por meio do trabalho conjunto entre o CECMA e o Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9) diminuirão as dificuldades logísticas para manutenção das tropas de ambas as Forças e contribuirá, futuramente, para atualização cartográfica, melhorando a logística de suprimentos para os Municípios da região.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página